PUBLICIDADE

Mundo

Ex-presidente conservador Sarkozy apoia Macron na corrida presidencial francesa

12 abr 2022 - 09h13
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente conservador francês Nicolas Sarkozy manifestou apoio, nesta terça-feira, a Emmanuel Macron antes do segundo turno da eleição presidencial da França, em uma medida que pode complicar a ofensiva de Macron para convencer os eleitores de esquerda.

O endosso de Sarkozy certamente ajudará o presidente francês a atrair eleitores que apoiaram a conservadora Valérie Pécresse no primeiro turno, mas pode desencorajar os eleitores de esquerda por verem o apoio como uma confirmação de que Macron é tão de direita quanto Sarkozy.

"Votarei em Emmanuel Macron porque acho que ele tem a experiência necessária no momento em que enfrentamos uma crise internacional profunda, mais complexa do que nunca", disse Sarkozy em um post nas redes sociais.

Macron busca convencer os eleitores da classe trabalhadora a votar nele no segundo turno e não na candidata de extrema-direita Marine Le Pen, que se desviou para o centro em questões econômicas e concentrou ataques a Macron sobre os planos dele de aumentar a idade de aposentadoria.

Alguns aliados de Macron temem que um endosso de Sarkozy, criticado pela esquerda por promover planos para aumentar a idade de aposentadoria acima de 60 anos e por suas políticas fortes de "lei e ordem", possa levar alguns deles a se abster.

"Ele é uma figura respeitada na direita, mas não por unanimidade e continua sendo um bicho-papão para a esquerda", alertou um ex-ministro socialista que se juntou ao campo de Macron e falou à Reuters sob condição de anonimato.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade