PUBLICIDADE

Mundo

Ex-padre francês pega 5 anos de prisão por pedofilia

Bernard Preynat admitiu ter abusado de dezenas de menores

16 mar 2020 - 07h43
(atualizado às 09h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O Tribunal de Lyon, na França, condenou nesta segunda-feira (16) o ex-padre Bernard Preynat, 75, a cinco anos de prisão em regime fechado por violência sexual contra menores de idade.

Bernard Preynat abusou de dezenas de crianças durante 20 anos
Bernard Preynat abusou de dezenas de crianças durante 20 anos
Foto: EPA / Ansa

A acusação pedia uma sentença de oito anos de cadeia, tempo considerado "desmedido" pela defesa. Preynat, que é réu confesso, cometeu os crimes entre 1971 e 1991, quando as vítimas tinham entre sete e 15 anos.

"Eu não percebia o mal que causava aos meninos. Anos mais tarde, os pais me fizeram entender o mal que eu havia causado a seus filhos. Para mim, eram gestos de ternura", justificou Preynat no julgamento.

As vítimas dizem que o ex-padre as obrigava a beijá-lo e acariciá-lo. De acordo com Preynat, os crimes ocorriam "todos os fins de semana, durante acampamentos". "Podiam ser quatro ou cinco meninos em uma semana", confessou.

O ex-padre já foi condenado por um tribunal eclesiástico e demitido do estado clerical. O caso também atingiu outro religioso, o arcebispo emérito de Lyon, cardeal Philippe Barbarin, sentenciado a seis meses de prisão em liberdade condicional por não ter denunciado os crimes de Preynat, mas depois absolvido em segunda instância.

A sentença contra o ex-padre foi pronunciada em um tribunal vazio por causa das restrições impostas pelo governo em função da pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. 

Veja também:

Mudança na lei regulamenta infiltração de policiais em casos de pedofilia na WEB :
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade