PUBLICIDADE

Mundo

Ex-ministra mexicana é detida, aprofundando campanha anticorrupção do presidente

13 ago 2019 - 19h57
Compartilhar
Exibir comentários

Um juiz mandou deter uma ex-ministra do México, em meio a processo por suspeita de prejuízos a contribuintes, disse a advogada dela nesta terça-feira, abrindo uma nova frente na campanha do presidente Andrés Manuel López Obrador para combater a corrupção. 

A detenção da ex-ministra do desenvolvimento social Rosario Robles deve aumentar o escrutínio à administração do predecessor de López Obrador, Enrique Peña Nieto, cuja presidência, entre 2012 e 2018, foi assolada por escândalos de corrupção. 

López Obrador fez do combate à corrupção o pilar de sua carreira, embora tenha assumido o poder, em dezembro, dizendo que não queria remexer o passado. 

Isso incomodou apoiadores do presidente que sentiram que ele deveria estar fazendo mais para punir erros de governos anteriores. Nos últimos meses, investigadores começaram a se aproximar de figuras proeminentes da última administração. 

López Obrador afirmou, em sua habitual entrevista coletiva pela manhã, estar ciente da detenção de Robles e que autoridades judiciais decidiriam se outros seriam implicados no caso. 

"Mas não é da nossa conta, e eu também não sou Pôncio Pilatos", disse, em referência ao governador romano da Judeia que supervisionou o julgamento de Jesus.

Promotores acusaram Robles, ex-colega de partido de López Obrador, de "exercício inapropriado do serviço público". 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade