PUBLICIDADE

Mundo

Ex-governador Cuomo cometeu assédio sexual, aponta relatório de parlamentares de NY

22 nov 2021 - 20h09
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-governador de Nova York Andrew Cuomo envolveu-se em diversas instâncias de assédio sexual e não foi totalmente transparente sobre o número de mortes de Covid-19 em casas de repouso no Estado, disseram parlamentares estaduais nesta segunda-feira, ao apresentarem os resultados de uma investigação.

Ex-governador de Nova York Andrew Cuomo
10/08/2021
REUTERS/Caitlin Ochs
Ex-governador de Nova York Andrew Cuomo 10/08/2021 REUTERS/Caitlin Ochs
Foto: Reuters

"Este foi um capítulo profundamente triste da história de Nova York", disse o presidente da Assembleia Estadual, Carl Heastie, que em março pediu que o comitê judiciário da casa investigasse alegações contra Cuomo.

Em um comunicado emitido nesta segunda-feira, um porta-voz de Cuomo qualificou o relatório como "revisionista" e disse que a equipe de Cuomo não teve a oportunidade de analisar indícios de posse da Assembleia.

Cuomo negou qualquer irregularidade anteriormente, mas em agosto, ao renunciar, disse que aceita a "responsabilidade total" pelo que classificou como tentativas desajeitadas de ser carinhoso ou bem-humorado.

Inicialmente, Heastie pediu ao comitê judiciário que determinasse se Cuomo deveria ser afastado do cargo depois que duas mulheres que trabalharam para ele vieram a público com queixas de assédio sexual.

Cuomo renunciou na esteira da divulgação de um relatório da procuradora-geral de Nova York, Letitia James, que concluiu que o então governador violou leis federais e estaduais ao assediar sexualmente mulheres subordinadas a ele.

Pouco após a renúncia, sua sucessora, Kathy Hochul, revelou que 12 mil pessoas a mais do que o número relatado nos tempos de Cuomo morreram de Covid-19 no Estado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade