PUBLICIDADE

Mundo

Ex-agente soviético estava em reunião de Trump Jr. e advogada russa, diz NBC News

14 jul 2017 - 13h00
(atualizado às 13h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma reunião entre Donald Trump Jr. e uma advogada russa ocorrida em junho de 2016 também contou com a presença de um lobista russo-norte-americano que foi um agente soviético de contrainteligência, noticiou a rede de televisão NBC News nesta sexta-feira.

Donald Trump Jr, filho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Nova York  26/09/2016  REUTERS/Brian Snyder
Donald Trump Jr, filho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Nova York 26/09/2016 REUTERS/Brian Snyder
Foto: Reuters

A NBC News não identificou o ex-agente, que o canal disse ter negado qualquer laço atual com agências de espionagem da Rússia, mas que serviu às Forças Armadas soviéticas. Ele emigrou aos Estados Unidos e possui dupla cidadania.

Nesta semana, Washington se concentrou nos emails divulgados pelo filho mais velho do presidente Donald Trump, que mostram que ele se encontrou com uma advogada russa durante a campanha presidencial de 2016 depois de ser informado de que ela poderia ter informações prejudiciais à candidata democrata Hillary Clinton.

A revelação sobre o encontro seria o indício mais tangível até o momento de uma conexão entre a campanha de Trump e a Rússia, uma questão que também deu ensejo a uma investigação de um conselheiro federal especial.

A NBC disse que o lobista acompanhou a advogada, Natalia Veselnitskaya, à reunião na Trump Tower de Manhattan com Donald Trump Jr., o genro do presidente, Jared Kushner, e seu ex-gerente de campanha Paul Manafort.

Em uma entrevista exclusiva, Veselnitskaya admitiu que estava acompanhada por ao menos mais um homem, que não quis identificar, segundo o canal.

A NBC News disse que representantes de Kushner e Manafort não quiseram comentar, mas que um advogado de Donald Trump Jr. disse que ele conversou com o lobista.

O advogado Alan Futerfas disse que o homem foi descrito como um amigo de Emin Agalarov, um astro pop russo que é cliente de Rob Goldstone, um empresário musical que arranjou o encontro, e possivelmente de Velenitskaya, segundo a NBC.

Futerfas disse que conversou com o indivíduo que foi à reunião com Veselnitskaya: "Ele é um cidadão dos EUA. Ele me disse especificamente que não está trabalhando para o governo russo, e na verdade riu quando lhe fiz essa pergunta".

Futerfas afirmou à NBC que, "por motivos de segurança ou outros, os nomes foram analisados", mas que Trump Jr. não sabia nada sobre o passado do lobista na ocasião do encontro.

A NBC disse que Veselnitskaya negou ter qualquer conexão com o Kremlin e insistiu que a reunião teve por objetivo debater sanções dos EUA contra a Rússia, não a campanha presidencial.

Na quarta-feira Trump afirmou à Reuters que não soube da reunião de seu filho até recentemente, mas em uma conversa com repórteres mais tarde no mesmo dia, disse: "Na verdade, talvez (a reunião) tenha sido mencionada em algum momento", acrescentando que não lhe disseram ser sobre Hillary.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade