PUBLICIDADE

Mundo

UE dá ultimato para 9 países reduzirem poluição do ar

Lista inclui nações como Alemanha, França, Itália e Reino Unido

31 jan 2018 - 09h04
(atualizado às 09h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Poluição encobre montanhas nos arredores de Turim, na Itália
Poluição encobre montanhas nos arredores de Turim, na Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A União Europeia deu um ultimato para nove Estados-membros, inclusive a Itália, respeitarem as normas do bloco para limite de poluição atmosférica. Em reunião em Bruxelas, o comissário da UE para Meio Ambiente, Karmenu Vella, afirmou que "não é possível mais continuar adiando" a questão.

O encontro contou com a participação de representantes de Alemanha, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Reino Unido, República Tcheca e Romênia, além da Itália. Esses países arriscam ser punidos pelo bloco por recorrentes violações dos limites de contaminação do ar em algumas de suas principais cidades.

"Se os países tiverem novas medidas para colocar na mesa, devem fazê-lo no mais tardar até segunda-feira [5]", disse Vella, acrescentando que a Comissão Europeia não hesitará em acionar a Corte de Justiça do bloco contra os nove Estados-membros.

"Os prazos terminaram faz tempo, e não podemos permitir novos atrasos. Sem medidas novas e eficazes, os limites continuarão a ser superados", reforçou o comissário. Após a reunião, o ministro do Meio Ambiente da Itália, Gianluca Galletti, minimizou a cobrança e declarou que o trabalho para reduzir a poluição do ar no país "vem dando resultados".

A cada ano, pelo menos 400 mil pessoas morrem prematuramente na UE devido a problemas ligados à contaminação atmosférica. Apenas a Itália, com 60 milhões de habitantes, contabiliza 66 mil falecimentos a cada 12 meses por causas do tipo.

veja também

Carteiro italiano é preso por não entregar correspondências:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade