PUBLICIDADE

Europa

Terroristas usaram apartamento e hotel perto de Paris como bases

17 nov 2015 - 13h11
Compartilhar
Exibir comentários

Os terroristas que participaram dos atentados em Paris na sexta-feira à noite utilizaram como bases de operações um apartamento em Bobigny e dois quartos de um hotel em Alfortville, na periferia da capital, alugados pelos irmãos Abdeslam.

Segundo o canal "iTélé", os terroristas que agiram no Bataclan, onde aconteceu o maior massacre com 89 mortos, saíram do imóvel em Bobigny às 20h30 (horário local), uma hora antes de invadir a casa de shows. A informação foi obtida a partir de um dispositivo de GPS instalado pela locadora de carro no Volkswagen Polo que os criminosos usaram.

No apartamento de 75 metros quadrados, na Rua Georges Tarral, os policiais encontraram, além de telefones e computadores - que se estão sendo analisando -, pedaços de explosivos, o que levanta a suspeita de que o local foi utilizado para fazer os coletes usados na ação suicida.

O apartamento tinha sido alugado pelo período de uma semana (de 10 a 17 de novembro) por Brahim Abdeslam, o terrorista que se suicidou em um café no Bulevar Voltaire, em Paris, e que não fazia parte do grupo do Bataclan.

Ele também tinha alugado, na Bélgica, um SEAT Leon preto encontrado pela polícia no bairro de Montreuil, no norte de Paris, com vários kalashnikov, e que provavelmente foi usado em outra ação por ele mesmo, seu irmão, Salah, e um terceiro elemento que estaria foragido. De acordo com o jornal "Le Monde", as suspeitas sobre a existência de um terceiro membro desse comando derivam do relato de algumas testemunhas que os viram agir nos tiroteios que protagonizaram.

O segundo lugar que os terroristas usaram foi o Appart'City Paris Alfortville, onde Salah Abdeslam alugou dois quartos através da internet. Nas imagens de um desses quartos mostradas pela "iTélé" é possível ver, algumas caixas de pizzas, seringas e tubos que, segundo o canal, serviram para encher os coletes de explosivos e para injetar drogas. Já segundo a "BFM TV", pelo menos duas pessoas ocuparam um desses quartos.

Hoje, foi encontrado um Renault Clio com placa belga no 18º Distrito de Paris, no norte da cidade, que os investigadores consideram que tem relação com os terroristas. Mais cedo, uma equipe policial interrogou moradores da região, conforme constatou a Agência Efe.

Segundo o canal "BFM TV", Salah Abdeslam poderia ter se escondido na região, acobertado por dois homens vindos da Bélgica e que lhe levaram rumo à Bruxelas na madrugada de sexta para sábado.

Os três ocupantes foram interceptados pela polícia francesa às 9h10 (horário local) do sábado antes de entrar na Bélgica, mas não foram detidos, pois ainda não havia elementos contra eles.

Algumas horas depois, a França transmitiu a informação às autoridades belgas que, ao constatar que Salah Abdeslam era quem tinha alugado o carro utilizado no ataque ao Bataclan, deram início a uma operação de captura na qual dois acompanhantes foram detidos no bairro de Molenbeek, em Bruxelas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade