PUBLICIDADE

Europa

Reino Unido quer acordo sobre Brexit no máximo até novembro

"Isso não é uma coisa que podemos deixar para a última hora", disse o ministro-chefe do Gabinete, David Lidington.

8 set 2018 - 15h39
(atualizado às 16h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O Reino Unido acredita que uma saída ordenada e estipulada da União Europeia ainda é o resultado mais provável, mas o tempo está terminando e um acordo precisa ser finalizado no máximo até novembro, disse o ministro-chefe do Gabinete, David Lidington,  neste sábado. 

Falando durante a conferência anual de Ambrosetti, na Itália, sobre assuntos europeus, Lidington disse que Londres quer um acordo que satisfaça todos os membros da UE, mas que seu plano de contingência para um 'não-acordo' do Brexit está bem desenvolvido. 

David Lidington
David Lidington
Foto: Jack Taylor / Getty Images

"Continuamos comprometidos em conseguir um bom acordo e acreditamos que não é apenas o resultado mais certo, mas também o mais provável", disse à Reuters em entrevista.

Ele disse que é importante finalizar as negociações até novembro para dar aos parlamentos britânicos e europeus tempo suficiente para revisar e aprovar o texto do acordo. 

"Isso não é uma coisa que podemos deixar para a última hora", acrescentou Lidington. 

O Reino Unido deve deixar a União Europeia em 29 de março, mas, no momento, pouca coisa está clara. Se a quinta maior economia do mundo deixar a UE sem um acordo detalhado, mercados financeiros temem um divórcio caótico que perturbaria o fluxo comercial ao redor da Europa.

Alguns legisladores pressionam para que o referendo de 2016 seja realizado novamente. 

Veja também:

Brexit Big Band: "o que resta é o tchau":
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade