PUBLICIDADE

Europa

Reino Unido e UE chegam a acordo para avançar Brexit

8 dez 2017 - 07h58
(atualizado às 08h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O Reino Unido e a União Europeia chegaram a um acordo nesta sexta-feira para avançar as negociações sobre a saída britânica do bloco, conhecida como Brexit, para conversas sobre comércio e um período de transição, depois de concordarem com o esboço dos termos do divórcio, amenizando a pressão sobre a primeira-ministra britânica, Theresa May.

Bandeira do Reino Unido e da União Europeia são vistas em Londres 09/09/2017   REUTERS/Tolga Akmen
Bandeira do Reino Unido e da União Europeia são vistas em Londres 09/09/2017 REUTERS/Tolga Akmen
Foto: Reuters

A Comissão Europeia disse que progresso suficiente foi alcançado depois que os dois lados trabalharam noite adentro para colocar fim a um impasse sobre o status da fronteira irlandesa, que havia prejudicado a tentativa anterior de um acordo na última segunda-feira.

A Comissão deu o veredito por meio de um comunicado após intensas negociações, que resultaram em May pegando um voo logo cedo para Bruxelas para anunciar o acordo ao lado do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, elogiou o acordo, mas disse que Londres ainda precisa dar mais clareza sobre a nova relação com a UE após o Brexit.

"Todos sabemos que o rompimento é difícil, mas romper e construir uma nova relação é muito mais difícil", disse. "Muito tempo foi devotado a tarefa mais fácil e agora... temos de fato menos de um ano" para negociações, antes da saída britânica da UE em março de 2019.

May diz que europeus de outros países não precisarão deixar Reino Unido:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade