PUBLICIDADE

Europa

Referendo sobre permanência na UE é "loucura", diz Tony Blair

23 jan 2013 - 14h58
(atualizado às 15h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair mostrou preocupação nesta quarta-feira com o que chamou de uma "ameaça", o anúncio de David Cameron, que afirmou que convocará um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia.

O dirigente trabalhista afirmou que seria "uma loucura" deixar o bloco. "Dizem que é uma grande tática negociadora, mas me lembra um filme de Mel Brooks, Blazing Saddles (Banzé no Oeste, em português), no qual o comissário coloca uma arma na cabeça e diz: 'se não quiser o que eu quero, me dou um tiro'", ironizou Blair.

Para o ex-primeiro-ministro, pode-se negociar a relação do Reino Unido com a União Europeia, além da necessidade de reformas, sem ameaças. "O referendo se realizaria dentro de quatro ou cinco anos, caso os conservadores sejam reeleitos. Por que não esperar?", indagou Blair, que completou dizendo que o anúncio de Cameron poderá criar um estado de "ansiedade" no país.

Ao ameaçar convocar o referendo caso seja reeleito, Cameron pediu que a União Europeia funcione com mais flexibilidade, evite uma maior integração política e outorgue mais poder aos Parlamentos nacionais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade