PUBLICIDADE

Queda de árvore deixa 12 mortos na Ilha da Madeira

15 ago 2017 - 14h17
(atualizado às 14h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Vítimas participavam de tradicional romaria em homenagem à Nossa Senhora do Monte. Carvalho de 200 anos já dava sinais de que poderia cair. Governo decreta luto de três dias.

A queda de uma árvore de grande porte durante uma festividade religiosa deixou 12 mortos e mais de 50 feridos nesta terça-feira (15/08) na Ilha da Madeira, em Portugal. Entre as vítimas estão vários turistas, incluindo cidadãos da Alemanha, Hungria e França.

A árvore, um carvalho, caiu num local onde havia muitas pessoas que aguardavam o início da romaria de Nossa Senhora do Monte, maior festividade anual da ilha. A procissão ocorre de 14 a 15 de agosto e costuma atrair multidões para uma igreja na região de Funchal, capital da ilha. A maioria dos 250 mil habitantes da Ilha da Madeira é católica.

Imagens televisivas mostravam equipes de emergência trabalhando no resgate. Ambulâncias deixavam o local e trabalhadores cortavam partes do carvalho, caído sobre o chão. A árvore tinha cerca de 200 anos e já dera sinais de que poderia cair, afirmou a imprensa local.

O governo da Madeira decretou três dias de luto oficial. O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, expressou suas condolências às vítimas e a seus familiares em sua conta no Twitter. "Os meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas", disse.

Costa também manifestou solidariedade e disse ter oferecido ajuda aos governos de Funchal e da Madeira, disponibilizando apoio médico "face ao elevado número de vítimas".

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade