PUBLICIDADE

Rússia: Parlamento apoia prisão por insulto a autoridades

24 jan 2019 - 15h24
(atualizado às 15h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Parlamentares russos apoiaram uma proposta nesta quinta-feira que prevê prisão por até 15 dias para quem insultar autoridades online e outra proibindo a disseminação de notícias falsas, em medidas que a oposição afirma que visam reprimir dissidência.

Parada militar na Praça Vermelha em Moscou, Rússia 07/11/2018 REUTERS/Maxim Shemetov
Parada militar na Praça Vermelha em Moscou, Rússia 07/11/2018 REUTERS/Maxim Shemetov
Foto: Reuters

Os dois projetos de lei foram aprovados na primeira das três leituras na Câmara de Deputados, com 332 e 336 votos, respectivamente, de acordo com a agência de notícias TASS.

Uma das propostas prevê introduzir multas de até 5 mil rublos (76 dólares) ou 15 dias de detenção para pessoas que expressarem desrespeito flagrante a agências do governo, ao Estado, ao público, à bandeira ou constituição.

A outra propõe imposição de multas de até 5 mil rublos para indivíduos que circularem certos tipos de notícias falsas e de até 1 milhão de rublos para companhias que o fizerem.

As propostas ainda precisam ser aprovadas em mais duas leituras na Câmara antes de serem levadas ao Senado e convertidas em lei pelo presidente Vladimir Putin.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade