PUBLICIDADE

Mundo

Nevascas siberianas atingem o Reino Unido e a Irlanda

1 mar 2018 - 08h56
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Carros ficam cobertos de neve em uma concessionária da Audi no Reino Unido
Carros ficam cobertos de neve em uma concessionária da Audi no Reino Unido
Foto: Reuters

Tempestades de neve vindas da Sibéria provocaram nesta quinta-feira as piores condições climáticas vistas no Reino Unido e na Irlanda desde 1991, impedindo a circulação de centenas de motoristas durante a madrugada na Escócia e fechando escolas e aeroportos.

Diante de até 32 centímetros de neve e temperaturas de -10,3ºC em algumas áreas, os serviços meteorológicos do Reino Unido e da Irlanda emitiram seus alertas vermelhos mais rigorosos, aconselhando as pessoas a ficarem em casa devido ao perigo de circular.

"Vimos muita neve de ontem para hoje", disse Clare Nasir, meteorologista do Escritório de Meteorologia, o serviço meteorológico britânico. "As comunidades ficaram isoladas e as estradas ficaram bloqueadas".

A onda de frio, apelidada de "Fera do Leste", está sendo causada por uma elevação das temperaturas sobre o Ártico que enfraqueceu a corrente de vento que leva ar quente do Atlântico para a Irlanda e o Reino Unido.

Centenas de pessoas ficaram presas em seus carros de quarta para quinta-feira na estrada M80, que liga Glasgow a Edimburgo, e estavam sendo aconselhadas a ficar onde se encontravam até a polícia conseguir alcançá-los.

"No auge, estimados mil veículos estavam parados, (com) congestionamentos de quase 13 quilômetros rumo ao norte e ao sul", informou a polícia escocesa.

Pessoas passam por estátua congelada em Dublin, na Irlanda 01/03/2018 REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Pessoas passam por estátua congelada em Dublin, na Irlanda 01/03/2018 REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Foto: Reuters

Um médico disse à Reuters que funcionários estavam presos pela neve em um hospital próximo de Glasgow.

Os dois aeroportos britânicos mais movimentados, Heathrow e Gatwick, alertaram que os voos seriam cancelados nesta quinta-feira. Voos e trens foram cancelados em todo o Reino Unido e a Irlanda.

Mais da metade dos trens sofreram cancelamentos ou atrasos no horário de pico em Waterloo, a estação de trem mais movimentada de Londres, e a estação de Paddington foi fechada.

A operadora de trens Southern Railways disse que um pedaço de gelo de cerca de 2,4 metros encontrado em um túnel estava atrasando os serviços entre Gatwick e Brighton.

O Escritório de Meteorologia britânico alertou para a possibilidade de chuva gelada no sul da Inglaterra, já que a tempestade Emma está seguindo na direção norte vinda de Portugal e da França.

Veja também

Temor de escassez de papel higiênico gera corrida a mercados:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade