PUBLICIDADE

Europa

Mineiros celebrarão fechamento de mina no mesmo dia do funeral de Thatcher

9 abr 2013 - 15h37
(atualizado às 16h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de antigos mineiros de Easington Colliery, cidade situada no condado de Durgham, no norte da Inglaterra, anunciou nesta terça-feira que realizará uma festa para celebrar os 20 anos do fechamento da mina em que trabalhavam no próximo dia 17, mesma data em que será realizado o funeral da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. A mina de Easington Colliery foi fechada em 1993 e empregava aproximação de 1,4 mil pessoas.

O secretário-geral da Associação de Mineiros de Durham, David Hopper, declarou à agência local "PA" que os membros da organização chegaram a um "acordo unânime para organizar essa celebração após a morte da pessoa que destruiu as minas de carvão". "Concordamos em reunião que após a morte de Thatcher, se nós ainda estivéssemos aqui, organizaríamos um evento alternativo", apontou Hopper, que também detalhou que a cerimônia deverá contar com grupos musicais e comediantes.

"Estamos convidando os antigos mineiros e suas famílias para compartilhar nossas memórias sobre as greves e nos atualizar sobre o que ocorreu com cada um desde que a mina foi fechada", explicou o presidente da associação de mineiros, Alan Cummings, que ressaltou que a coincidência com o funeral da "Dama de Ferro" não lhe parece de "mau gosto".

Em sua opinião, Thatcher "tinha modos muito condescendentes e poderia ter quebrado seu televisor a cada vez que ela aparecia. Odiamos e nos opusemos a tudo o que ela fez. Arruinou milhares e milhares de vidas, portanto, não acho que seja de mau gosto", declarou o ex-mineiro.

Thatcher, que durante sua etapa como primeira-ministra, de 1979 a 1990, provocou sentimentos opostos entre os britânicos, tanto admiração como animosidade, chegou ao seu segundo mandato como premiê britânica após travar uma queda de braço de um ano com o setor mineiro. As greves das mineradoras foram iniciadas em março de 1984 e se estenderam por mais de um ano, até que Thatcher ganhou a batalha contra os sindicatos, que se opunham ao fechamento dos poços.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade