PUBLICIDADE

Mundo

Mafiosos presos na Itália planejavam matar colega

Settimino Mineo, oficialmente joalheiro, é o novo líder da máfia, função que durante muito tempo foi atribuída ao foragido Matteo Denaro

4 dez 2018 - 12h57
(atualizado às 13h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia da Itália prendeu nesta terça-feira (4), na Sicília, 46 pessoas suspeitas de reconstituírem a histórica "cúpula" da Cosa Nostra, incluindo aquele que é tido como o novo líder da máfia, Settimino Mineo, 80 anos.

Os detidos responderão por crimes como associação mafiosa, extorsão agravada, incêndios dolosos, declaração fictícia de bens e porte abusivo de armas. A "cúpula", nome extraoficial da comissão interprovincial da Cosa Nostra, é um órgão diretivo da máfia e que se reúne para tomar decisões importantes para os interesses dos diferentes clãs das províncias da Sicília.

Policial italiano patrulha cemitério em Corleone, na Itália 22/11/2017
Policial italiano patrulha cemitério em Corleone, na Itália 22/11/2017
Foto: Guglielmo Mangiapane / Reuters

Segundo inquérito da Direção Distrital Antimáfia de Palermo, o conselho, que não se reunia desde o início dos anos 1990, foi convocado novamente no último dia 29 de maio, seis meses após a morte de Salvatore "Totò" Riina (1930-2017), tido como líder da Cosa Nostra mesmo tendo cumprido prisão perpétua durante quase três décadas.

Na reunião, a cúpula teria designado Mineo, oficialmente joalheiro, como novo líder da máfia, função que durante muito tempo foi atribuída ao foragido Matteo Messina Denaro. O retorno da comissão interprovincial é um sinal de que os clãs decidiram recuperar a estrutura unitária do passado dentro da Cosa Nostra.

Mineo já havia sido condenado em dois processos a cinco e 12 anos de prisão e não usava telefones por medo de ser interceptado pela polícia. A Cosa Nostra é a mais conhecida das organizações mafiosas italianas e promoveu uma campanha de terror nas décadas de 1980 e 1990, com atentados por toda a Sicília e nas principais cidades do país.

"Com uma extraordinária intervenção na província de Palermo, os carabineiros desmantelaram a nova 'cúpula' da Cosa Nostra, prendendo 46 mafiosos culpados de extorsões, incêndios e agressões", escreveu no Twitter o ministro do Interior Matteo Salvini.

Cúpula 

Mineo é considerado o chefe do clã de Pagliarelli e liderava a nova cúpula da Cosa Nostra, onde também tinham papel de destaque Filippo Bisconti, do clã de Misilmeri-Belmonte Mezzagno, e Gregorio Di Giovanni, do clã de Porta Nuova.

"Mineo era o sujeito de maior autoridade e que havia tomado a palavra durante a reunião, pedindo a todos o respeito das regras e explicando as modalidades de execução", diz o mandado de prisão. A suspeita é de que os mafiosos planejavam assassinar um colega que havia feito uma extorsão sem autorização da Cosa Nostra.

"Foi uma coisa bela, muito séria, com bela gente, grande, gente dos vilarejos, de todos os lugares", diz o suposto mafioso Francesco Colletti, interceptado em uma ligação telefônica, sobre a reconstituição da cúpula da Cosa Nostra.

Câmeras de segurança registraram desabamento de ponte na Itália:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade