PUBLICIDADE

Ladrões furtam quadro falso em armadilha montada pela polícia italiana

Obra de arte pintada por Pieter Bruegel, o Jovem, foi substituída um mês antes do crime, quando policiais souberam do plano dos criminosos. A original, dizem eles, está sã e salva.

14 mar 2019 - 14h18
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Obra roubada de igreja na Ligúria era reprodução de 'Crucificação' - na imagem, aparece uma réplica do quadro exibida em Budapeste
Obra roubada de igreja na Ligúria era reprodução de 'Crucificação' - na imagem, aparece uma réplica do quadro exibida em Budapeste
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A polícia italiana está despreocupada com o ousado furto de um quadro de pintura flamenga registrado em uma igreja na região da Ligúria, nesta semana. O motivo? A obra original, do artista Pieter Bruegel, o Jovem, foi substituída por uma falsa há um mês, como armadilha para pegar os bandidos.

A pintura "Crucificação" - que era alvo dos criminosos - é avaliada em milhões de euros e, como os investigadores previam, sua réplica foi levada da igreja na quarta-feira.

Os ladrões usaram um martelo para quebrar a vidraça que a protegia e depois fugiram de carro.

Horas mais tarde, a polícia revelou ter ouvido rumores sobre o planejamento do crime - e não só trocou a peça como instalou câmeras para capturar os responsáveis no ato. A original foi mantida sã e salva.

O caso foi registrado na cidade de Castelnuovo Magra, onde a pintura, que retrata a crucificação de Jesus Cristo, é mantida em uma alcova lateral da igreja de Santa Maria Maddalena.

Imagens registradas por câmeras de segurança estão sendo cuidadosamente analisadas e os assaltantes estão sendo procurados.

'Valor inestimável'

Antes de a troca do quadro ser revelada publicamente, o prefeito Daniele Montebello chegou a dizer à agência de notícias italiana Ansa que o furto era um "duro golpe para a comunidade", já que a obra levada teria "valor inestimável".

Na noite de quarta-feira, ele revelou que a declaração fazia parte do plano, explicando que não poderia dar outros detalhes para não atrapalhar a investigação.

Ele também agradeceu aos membros da igreja por manterem a tranquilidade - "porque alguns fiéis perceberam que aquele que estava à mostra não era o original, mas não revelaram o segredo".

Pieter Bruegel, o Jovem, era filho de outro artista flamengo - Pieter Bruegel, o Velho - e é famoso por suas próprias pinturas e por cópias que fez da obra do pai.

A "Crucificação" é famosa e possui várias réplicas, com pequenas diferenças entre elas - incluindo uma exibida no Museu de Belas Artes de Budapeste, na Hungria.

Acredita-se que todas sejam variações de um original de Bruegel, o Velho - mas que nenhum original pintado por ele tenha sobrevivido ao tempo.

Pieter Bruegel, o Jovem (1564-1638), era natural de Breda, na região de Brabante - atualmente, no sul da Holanda, mas na época território belga. Ele é famoso por suas pinturas a óleo retratando cenas de inferno e demônios deformados.

Veja também:

Escândalo sexual abala universo do K-pop na Coreia do Sul :
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade