PUBLICIDADE

Europa

Jihadista francês narrou vídeo em que EI reivindicou atentados de Paris

17 nov 2015 - 12h32
Compartilhar
Exibir comentários

A voz que reivindicou em nome do Estado Islâmico (EI) os atentados da última sexta-feira em Paris pertence a Fabien Clain, um jihadista francês estabelecido na Síria, informaram nesta terça-feira fontes policiais à imprensa francesa.

Clain é original de Toulouse, tem 36 anos e foi cofundador do grupo salafista denominado "célula de Artigat", relacionado com Mohammed Merah, o terrorista francês de origem argelina que matou sete pessoas em 2012 na própria Toulouse, segundo os jornais "Le Monde" e "Le Figaro".

De acordo com os dois jornais, Clain foi condenado em 2009 a cinco anos de prisão por envolvimento com uma rede que enviava combatentes ao Iraque. Após ser libertado, fugiu para a Síria para lutar ao lado do Estado Islâmico (EI).

Seu nome também foi relacionado com a tentativa fracassada de atentado contra uma igreja de Villejuif, nos arredores de Paris, um ataque que seria cometido por Sid Ahmed Ghlam, preso em abril.

Segundo o "Le Monde", Clain estava "sob o radar" dos serviços de inteligência desde 2001, junto com seu irmão, Michel.

As esposas de ambas usavam burca, por isso eles eram conhecidos no bairro em que viviam em Toulouse como "o clã dos Belphegor", em referência ao personagem central da série "O Fantasma do Louvre", afirma o "Le Monde".

Em 2004, a "célula de Artigat" se uniu com outro grupo estruturado por Olivier Corel, um francês de origem síria que é conhecido como "emir branco".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade