PUBLICIDADE

Mundo

Itália enfrenta incerteza política após vitória antissistema

5 mar 2018 - 08h34
(atualizado às 10h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Homem vota em eleição em Milão, na Itália 04/03/2018 REUTERS/Stefano Rellandini
Homem vota em eleição em Milão, na Itália 04/03/2018 REUTERS/Stefano Rellandini
Foto: Reuters

A Itália enfrentará um período prolongado de instabilidade política, depois que a eleição de domingo gerou um Parlamento sem maioria e mostrou que uma quantidade recorde de eleitores esnobou partidos tradicionais, preferindo siglas anti-establishment e de extrema-direita.

Com mais de 75% das urnas apuradas, parece quase certo que nenhuma das três principais coligações conseguirá governar sozinha e que existe pouca perspectiva da volta de um governo de maioria, o que cria um dilema para a União Europeia.

Uma aliança de direita, que inclui a Força Itália do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, recebeu a maior parcela de votos.

Em uma derrota pessoal amarga que se mostrava improvável na semana passada, parece quase certo que o partido do bilionário magnata de mídia será superado por seu aliado de extrema-direita Liga Norte, que centrou sua campanha em um discurso intensamente crítico aos imigrantes.

Já o anti-establishment Movimento 5 Estrelas viu seu apoio disparar, tornando-se de longe o maior partido do país, e nesta segunda-feira um de seus principais líderes disse que formar uma coalizão sem ele será impossível.

Também nesta segunda-feira os formuladores de política econômica da Liga aventaram a possibilidade de uma aliança com o 5 Estrelas. Qualquer governo baseado nesta combinação seria eurocético, inclinado a contestar as restrições orçamentárias da UE e teria pouco interesse em uma integração europeia maior.

O resultado final só é esperado para o final desta segunda-feira, e como a coalizão de centro-direita aparece com 37% dos votos e o 5-Estrelas com 31%, novas eleições convocadas em breve para tentar romper o impasse são outro cenário plausível.

Apesar de ter comandado uma recuperação econômica modesta, a coalizão de centro-direita governista ficou em um terceiro lugar distante com 22% das urnas, afetada pela revolta generalizada com a pobreza persistente, o desemprego alto e um influxo de mais de 600 mil imigrantes nos últimos quatro anos.

Um impasse político prolongado poderia fazer da altamente endividada Itália o principal foco de preocupação da Europa agora que a ameaça de uma instabilidade na Alemanha recuou devido à recriação de uma grande coalizão sob o comando da chanceler Angela Merkel no domingo.

Na abertura das bolsas europeias o euro perdeu valor e os investidores se desfizeram de títulos da dívida italiana.

veja também

Descobertas tatuagens mais antigas do mundo em múmias:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade