PUBLICIDADE

Europa

Franceses vão às urnas para primeiro turno das eleições legislativas

11 jun 2017 - 03h59
Compartilhar
Exibir comentários

Os colégios eleitorais abriram, neste domingo, no território metropolitano da França, às 8h (horário local, 3h de Brasília), no primeiro turno das eleições legislativas, que renovarão a composição da Assembleia Nacional.

A votação nos 67 mil locais habilitados acontecerá até às 20h (horário local, 15h de Brasília) nas grandes cidades do país, entre elas a capital, Paris. Porém, nas menores zonas o encerramento será duas horas antes.

Os departamentos de ultramar votaram ontem e as circunscrições francesas no exterior fizeram na semana passada.

Cerca de 47,5 milhões de eleitores devem comparecer às urnas para renovar as 577 cadeiras do Parlamento francês, e as pesquisas apontam que "Em Movimento", partido do presidente, Emmanuel Macron, conseguirá uma ampla maioria, dentre 397 e 427.

Os Republicanos, com uma projeção dentre 95 e 115 cadeiras, ficariam em segundo lugar.

Já os socialistas, segundo as projeções das pesquisas, ficariam com menos de 40 deputados, enquanto que o ultradireitista Frente Nacional (FN) e o esquerdista França Insubmissa apresentam dificuldades para alcançar 25 necessários para formar um grupo.

O governo mobilizou 50 mil policiais e gendarmes, que se juntarão aos militares da operação antiterrorista Sentinelle, para garantir a segurança durante as eleições, cujo segundo turno acontecerá no próximo dia 18.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade