PUBLICIDADE

Mundo

Espanha retira pedido de prisão contra ex-líder da Catalunha

5 dez 2017 - 10h20
(atualizado às 10h29)
Compartilhar
Exibir comentários

A Suprema Corte da Espanha disse nesta terça-feira que retirou um pedido de prisão internacional para o ex-líder pró-independência da Catalunha Carles Puigdemont, que está em asilo auto-imposto na Bélgica.

Manifestante segura bandeira separatista da Catalunha durante protesto em Barcelona, Espanha 19/10/2017 REUTERS/Ivan Alvarado
Manifestante segura bandeira separatista da Catalunha durante protesto em Barcelona, Espanha 19/10/2017 REUTERS/Ivan Alvarado
Foto: Reuters

A corte disse que Puigdemont e quatro membros de seu gabinete, que também estão na Bélgica, demonstraram disposição em retornar à Espanha para participar da eleição regional do dia 21 de dezembro na Catalunha.

A campanha para a eleição, convocada por Madri em um esforço para resolver a crise desencadeada por uma tentativa de independência da rica região espanhola, começou nesta terça-feira.

Madri espera que partidos a favor da unidade com a Espanha ganhem a eleição. Legendas pró-independência veem a votação como um plebiscito sobre a separação do restante do país.

Não ficou claro se Puigdemont retornará imediatamente para a Espanha, onde provavelmente será detido enquanto aguarda investigações que podem durar meses.

Veja também

Cubanos fazem peregrinação a túmulo de Fidel Castro:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade