PUBLICIDADE

Europa

Elizabeth saúda súditos ao encerrar celebrações do Jubileu

5 jun 2012 - 12h42
(atualizado às 13h34)
Compartilhar

A rainha Elizabeth II saudou nesta terça-feira, da sacada do Palácio de Buckingham, dezenas de milhares de pessoas reunidas sob uma fina chuva, encerrando quatro dias de festividades para celebrar seus 60 anos de reinado.

Confira a linha do tempo do reinado de Elizabeth II

A soberana apareceu, com um tímido sorriso, na sacada decorada com pesadas cortinas vermelhas e douradas ao lado de cinco membros da família real, incluindo seu filho, o príncipe Charles, e seus netos William e Harry, mas sem seu marido, o príncipe Philip, hospitalizado desde segunda-feira.

Pouco antes, sob as aclamações da multidão e ao som das badaladas do sinos da Abadia de Westminster, a rainha ganhou o Mall, a majestosa avenida que leva ao Palácio de Buckingham, em uma carruagem de 1902. Ela foi usada pelo príncipe William e por sua esposa Kate durante o seu casamento em 29 de abril de 2011.

Na ausência de Philip, o príncipe Charles, herdeiro do trono, e sua esposa Camilla foram escolhidos pelo protocolo para acompanhar a rainha na carruagem. O príncipe William ao lado de sua esposa e de seu irmão mais novo, o príncipe Harry, os seguia em uma outra carruagem.

Acompanhada por cavaleiros com uniformes de gala, a rainha acenou para a multidão durante o longo trajeto. Algumas pessoas usavam binóculos para poder vê-la melhor. "Foi fantástico. Acho que as coisas correram muito bem", comentou um súdito, Jill Davies de Suffolk (leste da Inglaterra).

Sob um céu carregado, aviões sobrevoaram o palácio enfeitando o céu com fumaça nas cores da União Jack (bandeira britânica), antes de salvas de fuzil tendo como fundo a música "God Save The Queen".

A jornada, que havia começado com uma missa de ação de graças em Saint-Paul, marca o fim de quatro dias de celebrações, que tiveram como seu ponto alto no domingo uma procissão fluvial de mil embarcações no Tâmisa, um pouco prejudicada pela chuva, e um espetacular show na segunda-feira à noite diante de Buckingham.

Essas festividades, acompanhadas com furor por dezenas de milhares de fãs da realeza, ficaram um pouco comprometidas pela hospitalização na segunda-feira do príncipe Philip, devido a uma infecção urinária.

Elizabeth II é a segunda soberana britânica a festejar seus 60 anos de reinado a Vitória em 1897.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade