PUBLICIDADE

Europa

DUP firma acordo com governo May em troca de investimento na Irlanda do Norte

26 jun 2017 - 09h57
Compartilhar
Exibir comentários

O Partido Conservador da primeira-ministra do Reino Unindo, Theresa May, e o Partido Democrático Unionista (DUP), liderado por Arlene Foster, assinaram nesta segunda-feira um acordo de governabilidade que renderá um financiamento adicional de um bilhão de libras para a autonomia da Irlanda do Norte.

O governo de May precisa do apoio dos dez deputados do ultraconservador DUP norte-irlandês, pró-britânico e protestante, após ter perdido a maioria absoluta nas eleições gerais de 8 de junho.

Foster revelou alguns detalhes do esperado pacto após sua assinatura em Downing Street, residência oficial de May, pelos líderes parlamentares "tory", Gavin Williamson, e unionista, Jeffrey Donaldson.

Após ser selado o acordo, Foster revelou que o apoio no Parlamento a um governo conservador em minoria renderá um investimento adicional na Irlanda do Norte de um bilhão de libras em dois anos.

Essa quantia se soma a outros 500 milhões já comprometidos, fechando um total de 1,5 bilhão de libras, indicou.

Além disso, Foster disse que o governo de May se comprometeu a manter as garantias sobre o aumento das pensões, que o partido da primeira-ministra queria eliminar, bem como os subsídios energéticos para os idosos.

A líder do DUP assegurou que o intuito de seu partido ao negociar este acordo, muito criticado pela oposição trabalhista e por outros partidos norte-irlandeses, foi "favorecer o interesse nacional" e fortalecer um governo nacional "estável" em um momento "chave" para o país.

Indicou que, com esta aliança, tentará promover um acordo de saída da União Europeia (UE) "que favoreça a todo o Reino Unido".

Em declarações feitas em Downing Street durante a assinatura do acordo, recolhidas pela agência britânica "PA", May ressaltou "os valores compartilhados" por ambos os partidos, como "o desejo de ver a prosperidade em todo o país" e "reforçar a união" do Reino Unido.

"Também compartilhamos o desejo de assegurar um governo forte, que seja capaz de impulsionar seu programa e enfrentar as negociações do 'Brexit' e outras questões de segurança nacional", disse.

O acordo entre os dois partidos, do qual ainda serão publicados mais detalhes, significa que o DUP cederá seus votos ao governo conservador para aprovar mudanças chave na legislação, ainda que novas leis pontuais terão que ser examinadas.

A primeira sessão parlamentar após o acordo será na próxima quinta-feira, quando a Câmara dos Comuns deve aprovar o programa legislativo do governo para os próximos dois anos, que inclui um grande número de leis sobre o "Brexit".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade