PUBLICIDADE

Europa

Barman tenta prender Tony Blair em restaurante por "crimes contra a paz"

Esta é a quinta vez que um cidadão tenta prender o ex-premiê britânico, que continua sendo uma figura muito polêmica no Reino Unido pela Guerra do Iraque e sua política externa

21 jan 2014 - 14h45
(atualizado às 14h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Movimento do "Prenda Blair" critica a política externa do ex-premiê ligado
Movimento do "Prenda Blair" critica a política externa do ex-premiê ligado
Foto: Reprodução

Um jovem britânico tentou prender Tony Blair quando o ex-primeiro-ministro do Reino Unido jantava com sua família em um popular restaurante do leste de Londres, segundo um relato publicado nesta terça-feira em uma revista britânica.

Twiggy Garcia, funcionário do bar do restaurante Tramshed, contou na revista digital Vice como acusou na sexta-feira passada o ex-líder trabalhista de crimes contra a humanidade por declarar guerra ao Iraque em 2003 sem mandato da ONU.

García explicou que conhecia o direito à detenção cidadã - por meio da qual qualquer pessoa pode deter um suspeito ou autor de um delito - após ter acessado o site ArrestBlair.org, que oferece uma recompensa pela prisão de Blair.

O barman colocou a mão no ombro de Blair e pediu que ele o acompanhasse para uma delegacia para responder pelo "massacre de civis iraquianos após levar o Reino Unido a uma guerra ilegal".

"Senhor Blair, isto é uma detenção cidadã por um crime contra a paz, concretamente sua decisão de lançar uma guerra contra o Iraque sem provocação", foram as palavras usadas por Garcia, segundo seu próprio relato.

"Não, não deveria estar preocupado pela situação na Síria?", teria respondido o ex-primeiro-ministro. "Não está de acordo que Saddam (Hussein) era um ditador brutal que tinha que ser derrubado?", teria acrescentado Blair.

"Não com uma guerra ilegal", respondeu García. Em meio à conversação, um dos filhos do ex-primeiro-ministro chamou os seguranças, por isso o barman decidiu deixar o local "rapidamente" e desde então não voltou ao trabalho.

Esta é a quinta vez que um cidadão tenta prender Tony Blair, que continua sendo uma figura muito polêmica no Reino Unido pela Guerra do Iraque e sua política externa.

Segundo Garcia, estas detenções, embora não deem resultado e acabem sendo atos simbólicos, servem "para que o povo não se esqueça que Blair é um criminoso de guerra".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade