PUBLICIDADE

Europa

EUA ainda querem receber 10 mil refugiados sírios

15 nov 2015 - 20h53
(atualizado em 16/11/2015 às 08h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, segue com a intenção de receber 10 mil refugiados sírios ao longo do próximo ano, apesar dos ataques terroristas ocorridos na última sexta-feira (13) em Paris.

Mesmo após os atentados em Paris, Barack Obama quer receber milhares de sírios em território norte-americano
Mesmo após os atentados em Paris, Barack Obama quer receber milhares de sírios em território norte-americano
Foto: Getty Images

Siga Terra Notícias no Twitter

"Ainda estamos planejando aceitar os refugiados sírios", disse neste domingo (15) o assessor-adjunto do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Ben Rhodes, em entrevista à emissora "Fox News".

Rhodes ressaltou que os EUA dispõem de "procedimentos de apuração muito rigorosos para esses refugiados". "Há mulheres e crianças, órfãos desta guerra síria, e acredito que precisamos contribuir, junto com nossos aliados, para recebê-los", disse.

O assessor de Obama deu as declarações após a divulgação da notícia que um passaporte encontrado em um dos locais dos atentados de Paris era sírio. No entanto, não há certeza que o documento realmente pertença à pessoa junto a qual foi achado.

Um dos suspeitos dos ataques pode ter chegado a Paris após atravessar Sérvia e Croácia como refugiado.

Vídeo mostra momento do ataque à casa de shows em Paris:

Vários pré-candidatos oposição republicana às eleições presidenciais de 2016 nos EUA criticaram o governo de Obama por permitir a chegada de refugiados que fogem da guerra na Síria.

"Não poderemos acolher mais refugiados. Não é que não queiramos, é que não podemos, porque não há forma de comprovar os antecedentes de alguém que vem da Síria. Você não pode pegar o telefone e ligar para a Síria", afirmou hoje o senador Marco Rubio à emissora "ABC".

O neurocirurgião aposentado Ben Carson, que lidera as pesquisas nas primárias republicanas, foi outro que se mostrou contrário a receber refugiados no território americano.

"É um enorme erro. Por que não haveria entre eles gente infiltrada ideologicamente oposta a nós?", questionou Carson em entrevista à emissora "Fox News".

O magnata Donald Trump, segundo colocado nas pesquisas, também alertou que expulsará os refugiados sírios se vencer as eleições.

No último dia 10 de setembro, Obama pediu que seu governo inicie os preparativos para poder receber pelo menos 10 mil refugiados durante o ano fiscal de 2016, que começou em 1º de outubro de 2015 e termina no próximo dia 30 de setembro, para auxiliar na crise migratória que afeta a Europa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade