PUBLICIDADE

Europa

Conheça a sósia e dublê mais requisitada de Angela Merkel

10 mar 2017 - 10h37
(atualizado às 17h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Em sua vizinhança, ela é chamada carinhosamente de Angie. E quando vai a Berlim, viaja somente na primeira classe. Ursula Nawa-Wanecki ganha a vida como "chanceler federal" da Alemanha.

A sósia polonesa de Angela Merkel
A sósia polonesa de Angela Merkel
Foto: Deutsche Welle

Ela gesticula como Angela Merkel, junta as mãos em forma de losango e penteia a franja como a chanceler federal alemã - igual à original. Em seu armário, amontoam-se sapatos, jaquetas coloridas, bolsas e inúmeros colares que esperam o momento certo para ser utilizados. Em sua casa, perto de Colônia, no oeste alemão, muitas coisas fazem lembrar a famosa política. No entanto, quem mora ali não é Merkel. Seu nome verdadeiro é Ursula Nawa-Wanecki.

Quem poderia imaginar que esta contadora originária da Polônia e que vive na Alemanha desde 1985 iria se tornar a dublê mais requisitada de Merkel? Assim, a sua presença é solicitada tanto em festas de aniversário de oligarcas russos, como para atuar entre explosões e helicópteros na série de TV Du bist Kanzler (Você é chanceler). Mas a carreira de Wanecki como chefe alemã de governo começou por acidente.

"Queria me fantasiar com um sári indiano", recordou Wanecki, mas ela recebeu pelo correio somente um tecido de poliéster. "Olhei-me no espelho e não me restou outra solução a não ser me fantasiar de chanceler federal." Pouco depois, ela enviou uma foto a uma agência de sósias. Curiosamente, ela foi recusada por ter poucas semelhanças.

Mais tarde, estava-se procurando uma sósia para um programa de televisão sobre as eleições de 2013. "Ela é realmente parecida com a chanceler federal?", indagou então o seu futuro empresário Jochen Förster.

"Tudo aconteceu muito rápido", conta Wanecki. Em sua vizinhança, ela é chamada carinhosamente de "Angie". E quando vai a Berlim, viaja somente na primeira classe. "Não é por luxo", reconhece. "Nas sextas-feiras, os trens estão cheios de jovens que me cumprimentam e me pedem selfies." Além disso, a polonesa também se adaptou rapidamente a Berlim. E muitos taxistas lhe perguntam: "Para onde, chanceler federal?"

No entanto, ter um cargo com tanta responsabilidade a fez mudar, reconhece Wanecki. "Tem influenciado o meu desenvolvimento intelectual e político", comenta. A política sempre foi uma parte importante de sua vida, mas depois de anos "no cargo", ela afirma ver tudo de uma perspectiva diferente.

Wanecki aprendeu a viver como "chanceler federal" e, durante as suas atuações, é inundada com propostas de como governar o país. Chegou a rejeitar algumas aparições, como durante a crise dos refugiados. "Tinha medo e evitei certas feiras e festas por temer os curiosos. O bom é que meu marido estava comigo", explica.

Como "política profissional", Wanecki escolhe cuidadosamente os seus eventos. Mesmo assim, tenta evitar que a reputação da Chancelaria Federal seja denegrida. Ela se negou, por exemplo, a aparecer no programo satírico do humorista Jan Böhmermann, que havia planejado cenas de nudez.

Mas algumas vezes ela concordou, como quando saiu na revista para lésbicas Straight. Também não é estranho que ela seja convidada para sessões de fotos em periódicos de renome como Le Monde ou Time. Foram feitas fotos em que a chefe alemã de governo aparecia com o presidente francês, François Hollande, numa pose picante. A edição se esgotou rapidamente.

"Ela tem uma notável semelhança com Merkel e um talento natural", diz o empresário. Como sósia, ela é traída somente por seu sotaque polonês. Mas Wanecki também pode usar isso a seu favor.

Durante um discurso, ela brincou dizendo que, em casa, sempre falava alemão com sotaque polonês porque teria raízes polonesas. De fato, o avô de Merkel se chamava Kazmierczack e era originário de Poznan. Enquanto falava isso, Wanecki ria para si mesmo e olhava para baixo observando as unhas. Da mesma forma que Angela Merkel.

Veja também

Merkel estuda com UE situação de afetados por veto de Trump :
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade