PUBLICIDADE

Mundo

EUA sancionam líder do Hezbollah, Nasrallah, e vice-líder Qassem

16 mai 2018 - 19h33
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos e seus parceiros do Golfo impuseram sanções adicionais sobre a liderança do movimento libanês Hezbollah nesta quarta-feira, mirando suas duas autoridades mais altas, Sayyed Hassan Nasrallah e Naim Qassem.

O Departamento do Tesouro dos EUA informou que quatro outros indivíduos também foram sancionados, assim como o grupo Isis no Saara Maior, que foi classificado como uma organização terrorista internacional.

    Esta foi a terceira rodada de sanções anunciadas por Washington desde que os EUA deixaram o acordo nuclear iraniano na semana passada.

    As sanções desta quarta-feira miravam membros do órgão primário de tomada de decisões do Hezbollah, informou o Tesouro em comunicado.

    "Ao mirarem o Conselho Shura do Hezbollah, nossas nações rejeitaram coletivamente a falsa distinção entre a chamada 'Ala Política' e o esquema de terrorismo global do Hezbollah", disse o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

    A ação expande sanções norte-americanas contra Nasrallah, que foi sancionado por Washington em 1995 por ameaçar perturbar o processo de paz no Oriente Médio e novamente em 2012 por conta da Síria. Esta é, no entanto, a primeira vez que o Tesouro dos EUA age contra Qassem, que foi listado por seus laços com o Hezbollah.

    As medidas foram impostas em conjunto por Washington e seus parceiros no Centro de Financiamento e Combate ao Terrorismo (TFTC), que inclui Arábia Saudita, Barein, Kuweit, Omã, Catar e Emirados Árabes Unidos, informou.

    Os Estados do Golfo miraram quatro dos comitês do movimento e ordenaram o congelamento de bens e contas bancárias dos indivíduos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade