PUBLICIDADE

Mundo

EUA reduzem emissão de vistos na Rússia após corte de pessoal ordenado por Putin

21 ago 2017 - 08h56
(atualizado às 09h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos informaram nesta segunda-feira que reduziram os serviços de emissão de vistos na Rússia depois que Moscou ordenou que os EUA cortassem grande parte de seu pessoal diplomático em retaliação a novas sanções norte-americanas.

Embaixada da Rússia em Washington, Estados Unidos 29/12/2016 REUTERS/James Lawler Duggan
Embaixada da Rússia em Washington, Estados Unidos 29/12/2016 REUTERS/James Lawler Duggan
Foto: Reuters

No mês passado, o presidente russo, Vladimir Putin --reagindo a novas sanções impostas pelo Congresso dos EUA que o presidente norte-americano, Donald Trump, transformou em lei--, ordenou que Washington reduzisse seu pessoal diplomático e técnico na Rússia em 755 pessoas, ou cerca de 60 por cento, até 1º de setembro.

A embaixada dos EUA na Rússia disse nesta segunda-feira que a medida a forçou a repensar suas operações de vistos e que está suspendendo aquelas que dizem respeito a todos os não imigrantes em solo russo a partir de 23 de agosto.

A representação ainda disse que os serviços serão retomados em 1º de setembro, mas que serão oferecidos "em uma escala muito reduzida", que cancelará um número indefinido de compromissos agendados e pedirá aos solicitantes que os remarquem, informou em um comunicado.

"A capacidade para entrevistas no futuro será muito reduzida porque tivemos que reduzir muito nossos níveis de funcionários para cumprir a solicitação do governo russo", disse a embaixada aos solicitantes em uma nota publicada em seu site.

A medida, que deve azedar ainda mais as relações já abaladas entre os EUA e a Rússia, significa que cidadãos russos que querem visitar os EUA para fazer turismo não poderão mais solicitar a entrada em consulados fora de Moscou, e terão de ir à capital russa para fazê-lo.

Isso representará um desafio logístico sério para alguns russos, cujo país, o maior do mundo em território, se estende por onze fusos horários.

Os EUA têm consulados em São Petersburgo, Ecaterimburgo e Vladivostok.

"As operações de visto em consulados dos EUA permanecerão suspensas indefinidamente", disse a embaixada.

A decisão russa de diminuir a presença diplomática norte-americana despertou dúvidas sobre a seriedade de Moscou no tocante a buscar relações melhores com Washington, acrescentou a representação.

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, disse mais cedo neste mês que os EUA emitiram cerca de 150 mil vistos para cidadãos russos no ano passado.

A embaixada norte-americana sinalizou que seu regime reduzido de emissão de vistos pode durar algum tempo.

"Operaremos com uma capacidade reduzida enquanto nossos níveis de funcionários estiverem reduzidos", disse.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade