PUBLICIDADE

Mundo

EUA proibirão viagens à Coreia do Norte

21 jul 2017 - 11h17
(atualizado às 15h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Decisão é tomada depois da morte de estudante que viajou como turista, foi preso e acabou em coma. Governo vai invalidar passaporte de cidadãos que forem ao país asiático.O governo dos Estados Unidos proibirá em breve as viagens de seus cidadãos à Coreia do Norte, afirmaram nesta sexta-feira (21/07) funcionários do Departamento de Estado e agências de turismo dos Estados Unidos e da China.

A proibição deverá ser anunciada na próxima quinta-feira (27/07) e entrará em vigor 30 dias depois, afirmaram diretores de agências de turismo.

A decisão foi tomada após a morte de Otto Warmbier, o estudante que viajou como turista ao país asiático e acabou em coma após ser condenado a 15 anos de trabalhos forçados. Ele foi acusado de tentar roubar um cartaz de propaganda num hotel.

A Young Pioneer Tours, a agência com a qual Warmbier viajou ao país, confirmou a futura proibição e advertiu que, a partir do momento em que ela entrar em vigor, o governo invalidará o passaporte de qualquer americano que viajar à Coreia do Norte.

Warmbier contratou os serviços de Young Pioneer Tours para visitar a Coreia do Norte no fim de 2015. Ao término de sua viagem, o jovem foi detido e sentenciado a 15 anos de trabalhos forçados. O governo norte-coreano o libertou em junho deste ano em estado de coma, e Warmbier acabou morrendo seis dias depois, aos 22 anos.

A morte de Warmbier pôs em evidência os riscos de entrar num país que oficialmente segue em guerra com a Coreia do Sul, aliada dos Estados Unidos. Além de Warmbier, outros três turistas americanos permanecem presos no país asiático.

Agências de viagens já esperavam que os EUA impusessem algum veto, principalmente para evitar que mais americanos sejam detidos por um regime que os utiliza como moeda de troca.

AS/efe/ap

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade