PUBLICIDADE

Mundo

EUA pedem que China use "ferramenta poderosa" do petróleo para influenciar Coreia do Norte

14 set 2017 - 14h44
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, disse nesta quinta-feira que a China chegará à sua própria decisão sobre usar a "poderosa ferramenta" do fornecimento de petróleo para persuadir a Coreia do Norte de reconsiderar seu "atual caminho".

Tillerson concede entrevista em Londres
  14/9/2017  REUTERS/Hannah McKay
Tillerson concede entrevista em Londres 14/9/2017 REUTERS/Hannah McKay
Foto: Reuters

Em visita a Londres onde se reuniu com a primeira-ministra britânica, Theresa May, e com o ministro britânico do Exterior, Boris Johnson, Tillerson disse que os EUA queriam ver uma resolução muito mais forte do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que na segunda concordou com a imposição de uma nova rodada de sanções à Coreia do Norte.

"Está claro que, no que diz respeito ao petróleo, e a um embargo completo ao petróleo pelo Conselho de Segurança, será muito difícil", disse. "Efetivamente, isso é direcionado apenas para a China, porque o fornecimento vindo da China é essencialmente todo o petróleo da Coreia do Norte", disse ele em entrevista coletiva com Johnson.

"Espero que a China, como grande país, uma potência mundial, decidirá por si mesma, chamará para si o uso da poderosa ferramenta do fornecimento de petróleo para persuadir a Coreia do Norte a reconsiderar seu caminho atual em direção ao desenvolvimento de armas, reconsiderar sua abordagem para os diálogos e negociações no futuro."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade