PUBLICIDADE

Mundo

EUA negam que planejem abandonar tratado de proibição de testes nucleares

30 jul 2019 - 12h10
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos, que planejam se desfiliar de um grande acordo de controle de armas no final desta semana, negaram nesta terça-feira a acusação russa de que também pretendem deixar o tratado internacional que proíbe testes de armas nucleares.

Componentes de um míssil SSC-8/9M729
23/01/2019
REUTERS/Maxim Shemetov
Componentes de um míssil SSC-8/9M729 23/01/2019 REUTERS/Maxim Shemetov
Foto: Reuters

Um diplomata russo disse em uma conferência de desarmamento em Genebra que Washington planeja sair do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT, na sigla em inglês) com o pretexto de que Moscou o violou primeiro.

"Parece que, através de uma propaganda em torno de alegações falsas a respeito do cumprimento da Rússia, existem tentativas de preparar a opinião internacional para uma saída dos EUA do CTBT e depois culpar a Rússia por tudo", disse o vice-embaixador russo em Genebra, Andrey Belousov, à Conferência Para o Desarmamento.

Washington classificou a insinuação como uma "propaganda ardilosa de estilo soviético".

    Os EUA assinaram, mas não ratificaram, o CTBT. O país obedece a proibição do tratado a explosões nucleares praticando uma moratória unilateral aos testes, que o governo do presidente Donald Trump disse que manterá.

    Belousov falava dias antes do prazo para a saída norte-americana de outro pacto nuclear, o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF).

    Os EUA devem deixar o INF no dia 2 de agosto, argumentando que precisam desenvolver suas próprias ogivas para refrear Moscou. A Rússia diz que obedece totalmente o pacto e culpa Washington por orquestrar a ruptura norte-americana.

    "Posso dizer com muita firmeza que esse tipo de truque não funcionará novamente", disse Belousov. O embaixador dos EUA, Robert Wood, disse que o histórico russo de violação de tratados é um padrão bem conhecido.

    "Tenho que reagir ao tipo de propaganda ardilosa, de estilo soviético, que foi adotado mais cedo durante a sessão por nosso colega russo", disse Wood. "Deixamos muito claro que respeitaremos nossa moratória aos testes nucleares."

    Os EUA e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) dizem que, para poder cumprir o INF, a Rússia precisa destruir seu míssil de cruzeiro de lançamento terrestre SSC-8, que Washington afirma violar a proibição do tratado a mísseis terrestres com alcance entre 500 e 5.500 quilômetros.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade