7 eventos ao vivo

EUA não têm cronograma para mudança de governo da Venezuela, diz autoridade

15 abr 2019
11h47
  • separator
  • 0
  • comentários

Os Estados Unidos não têm um cronograma para uma mudança de governo da Venezuela, disse uma autoridade norte-americana de alto escalão, mas estão certos de que o presidente Nicolás Maduro não continuará no poder.

Simpatizantes da oposição protestam em Cabimas, na Venezuela
14/04/2019 REUTERS/Isaac Urrutia
Simpatizantes da oposição protestam em Cabimas, na Venezuela 14/04/2019 REUTERS/Isaac Urrutia
Foto: Reuters

Washington adotou uma série de sanções contra o governo Maduro na tentativa de pressioná-lo a renunciar e permitir que o líder opositor Juan Guaidó assuma o poder.

"Não existe um cronograma para uma volta à democracia, mas ela está vindo, disso estou certo", disse James Story, encarregado de negócios dos EUA para a Venezuela, em uma entrevista. "Isso nunca prometeu ser algo muito fácil."

Maduro culpa as sanções dos EUA pelos problemas econômicos do país e sustenta que Guaidó é um fantoche norte-americano. Mais de 3 milhões de venezuelanos já fugiram da hiperinflação, da escassez de alimentos e remédios e da crise política.

Em janeiro, Guaidó invocou a Constituição e se autoproclamou presidente interino da Venezuela, argumentando que a reeleição de Maduro em 2018 foi ilegítima. Embora a maioria das nações ocidentais o tenha reconhecido como chefe de Estado, Rússia, China e Cuba continuam ao lado de Maduro.

Maduro rompeu as relações diplomáticas com os EUA depois que o país endossou Guaidó. No mês passado, o Departamento de Estado dos EUA disse que retiraria todo seu pessoal diplomático da Venezuela, argumentando que o país estava "restringindo a política dos EUA".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade