PUBLICIDADE

Mundo

EUA inauguram sua embaixada israelense em Jerusalém

14 mai 2018 - 11h35
(atualizado às 13h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos abriram oficialmente sua embaixada para Israel em Jerusalém nesta segunda-feira, cumprindo uma promessa do presidente Donald Trump, que reconheceu a cidade sagrada como a capital israelense.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chega à cerimônia de inauguração da nova embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém
14/05/2018
REUTERS/Ronen Zvulun
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chega à cerimônia de inauguração da nova embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém 14/05/2018 REUTERS/Ronen Zvulun
Foto: Reuters

"Hoje abrimos a embaixada dos EUA em Jerusalém, Israel", disse o embaixador dos EUA em Israel, David Friedman, durante cerimônia inaugural, com a participação de delegação de Washington e líderes israelenses.

Na fronteira de Gaza, pelo menos 38 palestinos foram mortos por tiroteios israelenses, na mais recente de uma rodada de protestos chamada de "Grande Marcha de Retorno", disseram autoridades de saúde.

O reconhecimento de Trump da contestada Jerusalém como capital de Israel em dezembro indignou os palestinos, que disseram que os EUA não poderiam mais servir como intermediários honestos em qualquer processo de paz com Israel.

Os palestinos buscam Jerusalém Oriental como sua capital de um Estado que querem estabelecer na Cisjordânia ocupada e na Faixa de Gaza.

Israel considera toda a cidade, incluindo o setor oriental que foi capturado na guerra do Oriente Médio de 1967 e anexada, como sua "capital eterna e indivisível", movimento que não ganhou reconhecimento internacional.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade