PUBLICIDADE

Mundo

EUA estudam melhor resposta a ataques a petroleira saudita, diz Pence

17 set 2019 - 15h18
(atualizado às 15h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse nesta terça-feira que seu país está analisando indícios que sugerem que o Irã está por trás dos ataques a instalações petrolíferas da Arábia Saudita e que está pronto para defender seus interesses e aliados no Oriente Médio.

Vice-presidente dos EUA, Mike Pence, em evento em Londres 5/9/2019 Peter Summers/Pool via REUTERS
Vice-presidente dos EUA, Mike Pence, em evento em Londres 5/9/2019 Peter Summers/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

"Estamos avaliando todos os indícios. Estamos consultando nossos aliados. E o presidente determinará o melhor rumo a seguir nos próximos dias", disse Pence em um discurso na Heritage Foundation, um centro de estudos de Washington.

O presidente Donald Trump alertou que os EUA estão "armados e carregados" para reagirem ao incidente, mas enfatizou que não quer uma guerra.

Seu secretário de Estado, Mike Pompeo, viajaria à Arábia Saudita nesta terça-feira para debater a reação aos ataques, disse Pence.

"Os Estados Unidos da América adotarão qualquer ação que seja necessária para defender nosso país, nossas tropas e nossos aliados no Golfo. Podem contar com isso."

Se o Irã realizou os ataques de sábado para pressionar Trump a amenizar as sanções impostas a Teerã em reação ao seu programa nuclear, essa estratégia fracassará, disse Pence.

O Irã negou a autoria dos ataques de sábado, que interromperam metade da produção de petróleo saudita. O grupo houthi, um aliado de Teerã que combate uma coalizão de liderança saudita no Iêmen, disse ter realizado os ataques com drones equipados com motores normais e a jato. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade