PUBLICIDADE

Mundo

EUA estão prontos para retomar conversas com Coreia do Norte e buscam desnuclearização até 2021

19 set 2018 - 18h46
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos estão prontos para participar de conversas com a Coreia do Norte "imediatamente", disse nesta quarta-feira o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, com objetivo de completar a desnuclearização da Coreia do Norte até janeiro de 2021.

Pompeo acena durante reunião em Washington
 8/8/2018   REUTERS/Yuri Gripas
Pompeo acena durante reunião em Washington 8/8/2018 REUTERS/Yuri Gripas
Foto: Reuters

O anúncio de Pompeo demonstrou o aparente desejo do governo Trump de aproveitar comprometimentos feitos pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em uma cúpula com a Coreia do Sul, embora críticos tenham afirmado que os compromissos fazem pouco para colocar Pyongyang no caminho de desnuclearização irreversível.

O repentino retorno à democracia contrastou com semanas de dúvidas dentro do governo sobre as intenções da Coreia do Norte de negociar de boa-fé. A meta de janeiro de 2021 é o prazo mais específico no que é esperado para ser um longo e esticado processo.

No final de agosto, Trump cancelou abruptamente uma viagem planejada de Pompeo à Coreia do Norte, reconhecendo publicamente pela primeira vez que seu esforço para fazer com que Pyongyang se desnuclearizasse havia parado desde sua histórica cúpula com Kim em junho em Cingapura.

    Menos de uma semana depois, Trump saudou sua relação pessoal com Kim como "uma muito boa e calorosa".

    Pompeo disse ter convidado o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para encontro na semana que vem em Nova York, onde ambos devem participar de uma reunião de líderes mundiais da Organização das Nações Unidas.

    Os EUA também convidaram representantes norte-coreanos para encontro com o representante especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, em Viena na "primeira oportunidade", disse Pompeo.

    Pompeo citou a decisão de Kim de "completar o desmantelamento anunciado anteriormente da instalação de Tongchang-ri com presença de inspetores internacionais e dos EUA como um passo em direção à desnuclearização final e completamente verificada da Coreia do Norte".

    "No que diz respeito a estes comprometimentos importantes, os Estados Unidos estão preparados para participar imediatamente de negociações para transformar relações EUA-RDPC", disse Pompeo em comunicado, se referindo ao acrônimo usado para descrever a Coreia do Norte.

    O comprometimento da Coreia do Norte em uma cúpula em Pyongyang com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, gerou uma resposta entusiasmada de Trump, mesmo que algumas autoridades e especialistas dos EUA temam uma manobra para enfraquecer a determinação de Washington e sua aliança com Seul.

"ELE ESTÁ CALMO, EU ESTOU CALMO"

Em comunicado conjunto após a cúpula com Moon, Kim se comprometeu a abolir permanentemente as principais instalações de mísseis da Coreia do Norte na presença de especialistas estrangeiros.

    Ele disse também estar disposto a fechar o principal complexo nuclear do país - mas somente se os EUA tomarem ação recíproca não especificada.

    Falando antes do anúncio de Pompeo, Trump elogiou os comprometimentos de Kim, definindo-os como parte de "tremendo progresso" com Pyongyang em uma série de frentes e elogiando "notícias muito boas" da cúpula entre as Coreias.

    "Ele está calmo, eu estou calmo - então vamos ver o que acontece", disse Trump a repórteres, se referindo a Kim, com quem se encontrou em uma cúpula sem precedentes em Cingapura em junho.

"Está muito acalmado", acrescentou Trump, que no ano passado entrou em uma guerra de palavras com Kim, na qual ameaçou destruir a Coreia do Norte.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade