PUBLICIDADE

Mundo

EUA escolheram caminho errado ao impor sanções e serão derrotados, diz presidente do Irã

14 nov 2018 - 10h04
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos escolheram o caminho errado ao impor novamente sanções contra o Irã e serão derrotados, disse o presidente iraniano, Hassan Rouhani, nesta quarta-feira, reportou a agência de notícias Tasnim.

Presidente do Irã, Hassan Rouhani 26/09/2018 REUTERS/Brendan Mcdermid
Presidente do Irã, Hassan Rouhani 26/09/2018 REUTERS/Brendan Mcdermid
Foto: Reuters

Os Estados Unidos restabeleceram sanções contra a indústria petrolífera do Irã no dia 5 de novembro, em uma tentativa de forçar a República Islâmica a aceitar restrições mais rígidas a seu programa nuclear e interromper seu desenvolvimento de mísseis balísticos, assim como o apoio a forças na Síria, Iraque, Líbano e Iêmen.

"Os norte-americanos serão definitivamente derrotados neste caminho. O caminho que escolheram é errado e incorreto", disse Rouhani. "Se eles estão sendo honestos e estão buscando a segurança regional, esse não é o caminho. Se eles estão sendo honestos e respeitam o povo iraniano, esse não é o caminho".

Ele acrescentou, "Eles se tornaram mais infames no mundo e frente a nossa população. Está claro para todos que as incorretas e cruéis sanções dos Estados Unidos irão prejudicar as pessoas queridas e honradas do nosso país".

O conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Bolton, disse na terça-feira que Washington pretende aumentar as sanções contra a República Islâmica e "espremê-los muito forte".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs novamente as sanções após retirar Washington de um acordo fechado entre potências mundiais e o Irã em 2015, antes de assumir a Casa Branca.

Os demais signatários --Alemanha, França, Reino Unido, Rússia e China-- permanecem comprometidos com o acordo, mas o Irã já disse que só continuará no pacto se as outras potências manterem seus benefícios econômicos frente à pressão dos EUA.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade