PUBLICIDADE

Mundo

EUA e Coreia do Sul devem suspender principais exercícios militares esta semana, diz agência Yonhap

17 jun 2018 - 11h34
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Sul e os Estados Unidos devem anunciar a suspensão de exercícios militares de "grande escala" nesta semana, com a perspectiva de que podem retoma-los se a Coreia do Norte descumprir sua promessa de desnuclearização, disse a agência de notícias Yonhap neste domingo.

Citando uma fonte do governo sem identificação, a agência de notícias da Coreia do Sul disse que a suspensão afetaria apenas grandes exercícios e não treinos militares mais rotineiros.

O presidente dos EUA, Donald Trump, surpreendeu autoridades em Seul e Washington quando prometeu encerrar "jogos de guerra" depois de sua cúpula com o líder da Coreia do Norte Kim Jong Un em Cingapura na semana passada.

Imediatamente após o anúncio, forças dos EUA e da Coreia disseram não ter recebido orientação sobre interromper qualquer treinamento, e autoridades sul coreanas disseram que estavam tentando descobrir a que exercícios Trump estava se referindo.

Entretanto, em um sinal de que Seul pode estar aberta a suspender os exercícios, a presidente da Coreia do Sul Moon Jae-in disse na quinta-feira que seu governo teria que ser flexível sobre aplicar pressão militar na Coreia do Norte se quisesse ser sincero sobre desnuclearização.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade