PUBLICIDADE

Mundo

EUA e China acionam OMC contra barreiras comerciais

Países questionam novas tarifas alfandegárias

16 jul 2018 - 17h15
(atualizado às 19h06)
Compartilhar
Exibir comentários

China e Estados Unidos decidiram recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra sobretaxas alfandegárias impostas, respectivamente, por Washington e Pequim.

Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, durante reunião em Pequim
Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, durante reunião em Pequim
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

As ações são mais um desdobramento da guerra comercial deflagrada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, ao anunciar tarifas de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio importados, inclusive da China.

No caso do gigante asiático, o recurso na OMC questiona uma ameaça da Casa Branca de sobretaxar produtos chineses a partir de setembro, em uma medida avaliada em US$ 200 bilhões.

"A China é o principal parceiro comercial de 120 países ou regiões, uma situação cada vez mais multilateral e que a era do protecionismo não pode mudar", declarou uma porta-voz do Ministério do Comércio, Hua Chunying.

Já os EUA acionaram a OMC contra China, União Europeia, Canadá, México e Turquia por suas retaliações às novas tarifas sobre aço e alumínio. Segundo o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, as taxas alfandegárias impostas por Trump são baseadas em "acordos internacionais", enquanto as respostas das partes atingidas são "injustificáveis".

Os EUA tomarão todas as ações necessárias para tutelar seus interesses e pedem para seus parceiros comerciais trabalharem de modo construtivo conosco", disse a pasta.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade