PUBLICIDADE

Mundo

EUA dizem que janela está aberta para conversas nucleares com o Irã, mas não para sempre

23 set 2021 - 16h12
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A janela ainda está aberta para se ressuscitar o acordo nuclear de 2015 com o Irã, mas não para sempre, disse uma autoridade de alto escalão dos Estados Unidos nesta quinta-feira, acrescentando que o Irã ainda não nomeou um negociador, marcou uma data para conversas ou disse se elas serão retomadas de onde foram interrompidas em junho.

Bandeira do Irã do lado de fora da sede da Agência Internacioal de Energia Atômica em Viena
23/05/2021 REUTERS/Leonhard Foeger
Bandeira do Irã do lado de fora da sede da Agência Internacioal de Energia Atômica em Viena 23/05/2021 REUTERS/Leonhard Foeger
Foto: Reuters

Os EUA estão preparados para ser pacientes, disse a autoridade aos repórteres, mas em algum momento os avanços nucleares iranianos podem superar o acordo e os EUA e seus parceiros teriam que decidir se Teerã está disposta a ressuscitá-lo.

"Ainda estamos interessados. Ainda queremos voltar à mesa", disse o funcionário graduado do Departamento de Estado em um briefing por telefone. "A janela de oportunidade está aberta. Não ficará aberta para sempre se o Irã seguir um rumo diferente."

Na terça-feira, Teerã sinalizou que as negociações serão reiniciadas em algumas semanas, sem dar uma data específica.

Apesar da necessidade iraniana de fortalecer a economia negociando um fim das sanções norte-americanas, fontes internas acreditam que seu novo governo adotará uma postura mais dura se as conversas recomeçarem.

Segundo o acordo de 2015, o Irã limitou seu programa de enriquecimento de urânio, uma rota possível para armas nucleares, em troca da suspensão de sanções econômicas.

Mas o presidente norte-americano Donald Trump rompeu com o pacto em 2018 e reativou sanções rigorosas contra os setores petrolífero e financeiro do Irã, prejudicando sua economia e o induzindo a adotar medidas para violar seus limites nucleares.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade