PUBLICIDADE

Mundo

EUA dizem que governo da Síria está por trás de ataque com armas químicas

13 abr 2018 - 18h54
(atualizado às 19h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos culparam nesta sexta-feira o governo sírio por um ataque mortal com armas químicas neste mês e criticaram a Rússia por falhar em parar seu aliado, o presidente sírio Bashar al-Assad.

Porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders em briefing
 13/4/2018    REUTERS/Carlos Barria
Porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders em briefing 13/4/2018 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

No momento em que a perspectiva de uma ação militar comandada pelos EUA que poderia levar a um confronto com a Rússia paira sobre o Oriente Médio, a Casa Branca acusou a Síria de realizar um ataque com gás tóxico em 7 de abril que matou dezenas de pessoas em Douma, perto de Damasco.

"Temos uma confiança muito alta de que a Síria foi responsável, e mais uma vez, o fracasso da Rússia em pará-los e sua contínua falta de ação nesta frente têm sido parte do problema", disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

A inteligência dos EUA mostra que uma alegação da Rússia de que o ataque foi encenado é falsa, disse Sanders. "A nossa inteligência nos diz outra coisa. Eu não posso ir além disso", disse ela a repórteres.

O Departamento de Estado disse os Estados Unidos têm provas em "um nível muito alto de confiança" de que o governo sírio executou o ataque, mas ainda está trabalhando para identificar a mistura de agentes químicos usados.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou na quarta-feira que mísseis seriam lançados em resposta ao ataque em Douma, cidade que vinha sendo controlada por rebeldes até este mês.

Especialistas em armas químicas da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) chegaram à Síria para investigar o suposto ataque com gás venenoso.

Os investigadores, que só foram enviados para determinar se armas químicas foram usadas e não quem as usou, devem começar suas investigações sobre o incidente em Douma no sábado, disse a agência baseada na Holanda.

Questionada se os Estados Unidos estavam esperando pelo relatório da Opaq antes de tomar uma decisão sobre a Síria, a porta-voz do Departamento de Estado Heather Nauert disse: "nós acreditamos que sabemos quem é responsável por isso. Nós sabemos que uma arma química foi usada."

"A Opaq ainda formulará seus fatos, mas a Opaq não determina a responsabilidade, eles apenas determinam a substância", disse Nauert.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade