PUBLICIDADE

Mundo

EUA dizem que China resiste a conversas sobre armas nucleares

18 mai 2021 - 09h17
Compartilhar
Exibir comentários

A China está resistindo a conversas bilaterais com os Estados Unidos sobre armas nucleares, disse nesta terça-feira o embaixador norte-americano para o desarmamento em uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto os EUA tentam impulsionar esforços para reduzir os estoques de armas nucleares.

Bandeiras dos EUA e da China em Xangai
14/04/2021
REUTERS/Aly Song
Bandeiras dos EUA e da China em Xangai 14/04/2021 REUTERS/Aly Song
Foto: Reuters

"Apesar do aumento dramático do arsenal nuclear da RPC, infelizmente esta continua a se recusar a debater a redução do risco nuclear bilateralmente com os Estados Unidos", disse Robert Wood, referindo-se à República Popular da China.

"Até agora, Pequim não se mostra disposta a se engajar significativamente ou estabelecer conversas entre especialistas semelhantes àquelas que temos com a Rússia. Esperamos sinceramente que isto mude", acrescentou ele.

No início deste ano, Rússia e EUA concordaram em prorrogar o tratado de controle de armas Novo Start por cinco anos, preservando o último tratado a limitar a mobilização dos dois maiores arsenais nucleares estratégicos do mundo.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o norte-americano, Joe Biden, devem debater o controle de armas e questões de segurança em uma reunião, e a estabilidade nuclear estratégica estará na pauta. Wood disse nesta terça-feira que espera que tais conversas bilaterais possam criar os fundamentos para o desarmamento nuclear e futuros tratados de controle de armas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade