PUBLICIDADE

Mundo

EUA diz esperar 'progressos' em negociação com China

Países estão na reta final de tratativas para acordo comercial

30 abr 2019 - 15h20
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse nesta terça-feira (30) esperar "progressos substanciais" nas negociações com a China para encerrar a guerra comercial iniciada por Donald Trump.

Steven Mnuchin com Liu He durante reunião em Pequim, em 29 de março
Steven Mnuchin com Liu He durante reunião em Pequim, em 29 de março
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Mnuchin está em Pequim, onde se reunirá nesta quarta (1º) com a delegação chinesa, liderada pelo vice-primeiro-ministro Liu He. "Ainda temos muito trabalho a fazer. Acho que há um forte desejo das partes de ver se podemos concluir isso", disse o secretário à emissora Fox Business Network.

No próximo dia 8 de maio, Liu He irá a Washington, em uma etapa que é vista como a possível conclusão das negociações. Os principais temas das tratativas dizem respeito aos subsídios estatais chineses, às sanções americanas contra a importação de petróleo do Irã (a China é um dos principais compradores) e a remoção das sobretaxas alfandegárias que já foram impostas.

Trump trava uma guerra tarifária com o país asiático desde o ano passado e o acusa de roubar tecnologia e violar a propriedade intelectual de empresas dos EUA. Se não houver acordo nesse prazo, ambos os governos podem estabelecer sobretaxas alfandegárias de 25%.

Ao longo do ano passado, Trump já havia sobretaxado em 10% cerca de US$ 250 bilhões em produtos chineses, enquanto Pequim reagiu com a mesma tarifa, mas sobre US$ 110 bilhões em itens americanos. Essas taxações foram mantidas, apesar de uma trégua em vigor desde dezembro.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade