PUBLICIDADE

Mundo

EUA dificilmente reunirão todas as crianças imigrantes aos pais no prazo, dizem ativistas

9 jul 2018 - 15h55
(atualizado às 18h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) disse que dificilmente o governo dos Estados Unidos reunirá as 102 crianças imigrantes de menos de cinco anos que foram separadas de seus pais na fronteira no prazo de terça-feira estipulado por um tribunal.

Tendas usabas para abrigar crianças imigrantes separadas dos pais perto da fronteira com o México em Tornillo, Texas 18/6/2018  REUTERS/Mike Blake
Tendas usabas para abrigar crianças imigrantes separadas dos pais perto da fronteira com o México em Tornillo, Texas 18/6/2018 REUTERS/Mike Blake
Foto: Reuters

No mês passado o juiz Dana Sabraw, de San Diego, ordenou que o governo reúna mais de duas mil crianças que foram separadas dos pais em obediência à política de "tolerância zero", em vigor desde o início de maio.

Sabraw deu até o dia 10 de julho para que as crianças de menos de 5 anos de idade reencontrem seu pais e até 26 de julho como prazo para todas as crianças.

A ACLU, autora da ação civil que levou à ordem de Sabraw, disse em um comunicado divulgado no domingo que o governo lhe forneceu uma lista de 102 crianças de menos de 5 anos que foram separadas.

Mas a organização disse que parece "provável que menos da metade" destas crianças reencontrará a família até o dia 10 de julho.

"Estes garotos já sofreram muito por causa desta política, e cada dia que continuam distantes só aumenta esse sofrimento", disse Lee Gelernt, advogado da ACLU, em um comunicado.

     Uma autoridade governamental que falou sob condição de anonimato disse nesta segunda-feira que a gestão Trump vem trabalhando para reunir as famílias com o objetivo comum de proporcionar a segurança das crianças.

"Os resultados deste trabalho têm sido altamente promissores, e o Departamento de Justiça anseia em apresentar seus progressos à corte na segunda-feira e assinalar um caminho adiante para reunificar outras famílias prontamente e com segurança."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade