PUBLICIDADE

Mundo

EUA destacam esforços "dramáticos" com aumento de crianças imigrantes na fronteira

13 mai 2021 - 19h30
Compartilhar
Exibir comentários

A principal autoridade de Segurança Doméstica dos Estados Unidos afirmou nesta quinta-feira que o governo do presidente Joe Biden ainda enfrenta desafios na fronteira do país com o México, mas que já fez esforços extraordinários para retirar crianças imigrantes desacompanhadas das estações superlotadas de fronteira. 

Crianças imigrantes na fronteira do México com EUA
 22/4/2021   REUTERS/Toya Sarno Jordan
Crianças imigrantes na fronteira do México com EUA 22/4/2021 REUTERS/Toya Sarno Jordan
Foto: Reuters

Autoridades federais reduziram o número de crianças desacompanhadas em estações de fronteira de um pico de 5.700 no final de março para um total de menos de 500 nesta semana, afirmou o secretário de Segurança Doméstica, Alejandro Mayorkas, em pronunciamento de abertura de uma audiência no Congresso.

"O desafio ainda não foi vencido, mas os resultados são dramáticos", disse Mayorkas.

O presidente Joe Biden, um democrata que tomou posse em 20 de janeiro, agiu para reverter rapidamente algumas das políticas de imigração de seu antecessor republicano, Donald Trump.

Mas o governo Biden teve dificuldades ao lidar com uma alta expressiva no número de imigrantes que chegam à fronteira dos Estados Unidos com o México, uma situação pela qual os republicanos culpam suas políticas mais liberais e pela qual o atual governo responsabiliza o desmonte de Trump de infraestrutura vital para o processo de cruzamento da fronteira. 

Cerca de 173 mil imigrantes foram apreendidos na fronteira sudoeste do país no mês de abril, o maior registro mensal nos últimos 20 anos.

O aumento das chegadas sobrecarregou as estações de fronteiras e centros de processamento em março e abril, com centenas de crianças mantidas em alguns momentos por um tempo superior ao limite legal de 72 horas. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade