PUBLICIDADE

Mundo

EUA confirmam busca na residência de Trump e pedem que tribunal divulgue mandado

11 ago 2022 - 18h22
Compartilhar
Exibir comentários

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos pediu nesta quinta-feira a um juiz que o mandado que autorizou uma busca do FBI à residência de Donald Trump na Flórida seja divulgado ao público, após o ex-presidente dizer que a operação foi um ato de resposta política.

O secretário de Justiça e procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, confirmou pela primeira vez que agentes revistaram o resort Mar-a-Lago, de Trump, em Palm Beach. A operação fez parte de uma investigação que tenta descobrir se ele retirou documentos da Casa Branca de maneira ilegal quando deixou a Presidência.

Garland disse que havia aprovado pessoalmente a decisão de ordenar a busca. A confirmação foi muito incomum porque agentes policiais norte-americanos geralmente não discutem investigações em andamento. Mas aconteceu após o próprio Trump anunciar a busca na noite de segunda-feira, alegando que era um ato de resposta política do presidente Joe Biden.

Garland afirmou que o Departamento de Justiça havia pedido que o tribunal disponibilizasse ao público um mandado de busca confidencial "diante da confirmação pública do ex-presidente, as circunstâncias ao redor e o substancial interesse público desta questão".

Não ficou claro se a equipe legal de Trump se oporia à divulgação do mandado, que poderia esclarecer a natureza da investigação.

Trump disse nesta quinta-feira que seus advogados e representantes "estão cooperando totalmente".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade