PUBLICIDADE

Mundo

EUA colocam 8.500 soldados em alerta em meio a tensões na Ucrânia

24 jan 2022 - 18h47
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos colocaram nesta segunda-feira cerca de 8.500 soldados em alerta para estarem prontos para serem enviados à Europa, se necessário, potencialmente em um prazo muito curto, no mais recente esforço para tranquilizar aliados da Otan nervosos diante de uma escalada militar russa perto da Ucrânia.

Embora a decisão não tenha reforçado o apoio dos EUA à Ucrânia, que não faz parte da aliança da Otan, ela destacou os crescentes preparativos da Otan para o que Washington e Kiev acreditam ser movimentos russos para reunir forças visando uma potencial invasão da Ucrânia.

O porta-voz do Pentágono John Kirby disse que a maior parte dos 8.500 soldados dos EUA estava sendo notificada de ordens de prontidão para que possam preencher as fileiras de uma força de resposta rápida da Otan, caso a aliança os convoque para o serviço.

Mas Kirby enfatizou que Austin também quer que um número não especificado de tropas "esteja pronto para quaisquer outras contingências também".

"O que está acontecendo agora é prepará-los em uma corda mais curta", disse Kirby em entrevista coletiva.

"Hoje, não estamos falando sobre ordens de mobilização de tropas. Não temos ordens de mobilização."

A aliança descreve a Força de Resposta da Otan (NRF) como "uma força multinacional altamente pronta e tecnologicamente avançada, composta por componentes terrestres, aéreos, marítimos e Forças de Operações Especiais (SOF) que a aliança pode alocar rapidamente, sempre que necessário".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade