PUBLICIDADE

Mundo

EUA aumentarão sanções para "espremer" o Irã, diz assessor de segurança da Casa Branca

13 nov 2018 - 08h52
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos intensificarão as sanções contra o Irã, disse o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, nesta terça-feira, enquanto Teerã busca maneiras de driblar as restrições ao comércio petrolífero e ao setor bancário do país.

Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton 26/10/2018 REUTERS/David Mdzinarishvili
Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton 26/10/2018 REUTERS/David Mdzinarishvili
Foto: Reuters

"O objetivo desde o início é reduzir as exportações de petróleo do Irã a zero", disse Bolton. "Nossa intenção é espremê-los muito forte".    

Os EUA anunciaram a retomada das sanções no início deste mês, uma vez que o governo do presidente Donald Trump está tentando forçar o Irã a conter seus programas nuclear e de mísseis e também a influência de suas forças no Iêmen, na Síria, no Líbano e em outros países do Oriente Médio.

Oito nações importadoras receberam isenções temporárias dos EUA para continuarem comprando petróleo iraniano quando estes reativaram as sanções, levando o presidente do Irã, Hassan Rouhani, a dizer que Washington não conseguirá reduzir as exportações de petróleo do regime a zero.

Bolton também disse que os EUA aguardarão a conclusão de um inquérito do procurador-geral da Arábia Saudita sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.

Khashoggi, crítico do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, foi morto no mês passado por uma equipe de Riad no consulado do reino em Istambul.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade