PUBLICIDADE

Mundo

EUA apontam crescimento militar da China no Pacífico

Pentágono sinaliza que país trabalha em "missão nuclear"

17 ago 2018 - 11h19
(atualizado às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários

A China está desenvolvendo sua frota de bombardeiros e caças e pode estar treinando seus pilotos para missões que têm como alvos os Estados Unidos e seus aliados na região do Oceano Pacífico. Esta foi a conclusão de um relatório apresentado pelo Pentágono, agência de inteligência norte-americana, em comunicado apresentado ao Congresso do país, nesta quinta-feira (16) em Washington.

Documento informa que exército chinês estaria passando pelo maior processo de reestruturação de sua história.
Documento informa que exército chinês estaria passando pelo maior processo de reestruturação de sua história.
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Nos últimos três anos, o exército chinês expandiu rapidamente suas áreas de operação, ganhando experiência em área marítimas estratégicas e, possivelmente, preparando-se para atingir os Estados Unidos e seus aliados", informa o documento.

De acordo com o relatório, a China estaria trabalhando em um "bombardeiro estratégico de longo alcance com capacidade nuclear que poderia entrar em operação nos próximos 10 anos, além dos navios e aviões militares que já opera".

"O exército chinês está passando pelo maior processo de reestruturação de sua história para se tornar uma força capaz de combater em operações conjuntas", diz o documento, que também aponta que a China estaria redirecionando sua força aérea para uma "missão nuclear".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade