PUBLICIDADE

Mundo

EUA anunciam novas sanções contra Irã e Venezuela

Anúncio é mais uma investida de Washington contra as duas nações

21 set 2020 - 13h37
(atualizado às 14h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos anunciaram mais uma leva de sanções contra os governos e a economia do Irã e da Venezuela nesta segunda-feira (21). Participaram da sessão o secretário norte-americano de Estado, Mike Pompeo, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e o assessor de Segurança Nacional, Robert O'Brien.

Mike Pompeo fez anúncio após visita pela América do Sul
Mike Pompeo fez anúncio após visita pela América do Sul
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo explicação formal, a decisão afetará o Ministério da Defesa de Teerã, a Organização para a Energia Atômica do Irã (AEOI) e também atingirá diretamente o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

"Por ao menos dois anos, os corruptos funcionários de Teerã trabalharam com o regime ilegítimo da Venezuela para contornar o embargo sobre a venda de armas para o Irã", disse Pompeo .

O'Brien, por sua vez, alertou que a medida de hoje é para "ser ouvida em todo o mundo" e que essa será a postura de Washington contra "qualquer país, empresa ou pessoa que contribua para a venda, fornecimento ou transferência de armas para a República Islâmica do Irã".

Há semanas os norte-americanos tentam reimpor sanções contra o governo de Teerã por supostas violações do acordo nuclear firmado em 2015. No entanto, a postura do Conselho de Segurança das Nações Unidas é contrária a reintrodução das punições. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade