PUBLICIDADE

Mundo

EUA anunciam novas sanções ao Irã por violações de direitos humanos

24 set 2020 - 14h44
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos imporão novas sanções contra diversas autoridades e entidades do Irã, incluindo um juiz que condenou o lutador iraniano Navid Afkari à morte, disse o representante especial dos EUA para o Irã e a Venezuela, Elliott Abrams, nesta quinta-feira.

Elliot Abrams, representante especial dos EUA para o Irã e a Venezuela, participa de audiência em comitê do Senado, em Washington
24/09/2020
Erin Schaff/Pool via REUTERS
Elliot Abrams, representante especial dos EUA para o Irã e a Venezuela, participa de audiência em comitê do Senado, em Washington 24/09/2020 Erin Schaff/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

"Os Estados Unidos estão comprometidos em responsabilizar aqueles que negam a liberdade e a justiça ao povo do Irã, e mais tarde no dia de hoje os Estados Unidos anunciarão sanções contra diversas autoridades e entidades iranianas, incluindo o juiz que condenou Navid Afkari à morte", disse Abrams durante uma audiência do Comitê de Relações Exteriores do Senado.

Afkari foi executado no início deste mês depois de ser condenado por matar um segurança a facadas durante protestos antigoverno em 2018, noticiou a mídia estatal iraniana.

No final de agosto, a Suprema Corte do Irã rejeitou uma revisão do caso.

O caso Afkari provocou manifestações de revolta de iranianos nas redes sociais e de grupos internacionais de direitos humanos. O presidente norte-americano, Donald Trump, também pediu neste mês que o Irã não executasse o lutador.

A família do atleta insiste que sua condenação resultou de uma confissão obtida sob tortura que Afkari refutou mais tarde.

No início desta semana, os EUA adotaram novas sanções contra o Ministério da Defesa iraniano e outros envolvidos em seu programa nuclear e de armas para sustentar a afirmação norte-americana de que todas as sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) contra Teerã já foram restauradas --o que aliados europeus rejeitam, assim como a Rússia e a China.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade