PUBLICIDADE

Mundo

EUA anunciam nova moratória de 60 dias para ações de despejo durante pandemia

3 ago 2021 - 21h08
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) anunciou, nesta terça-feira, uma nova moratória de 60 dias para ordens de despejo em residências em áreas com altos níveis de infecções pela Covid-19, após rejeitar uma iniciativa anterior da Casa Branca.

Edifício do CDC em Atlanta
30/09/2014
REUTERS/Tami Chappell
Edifício do CDC em Atlanta 30/09/2014 REUTERS/Tami Chappell
Foto: Reuters

O decreto se aplica a cerca de 80% dos condados norte-americanos que tenham taxas altas ou substanciais de contaminação comunitária pela Covid-19, e cobre aproximadamente 90% da população norte-americana.

"O surgimento da variante Delta levou a uma aceleração rápida da transmissão comunitária nos Estados Unidos, colocando mais americanos em um risco maior, especialmente se não forem vacinados", disse a diretora do CDC, Rochelle Walensky, em nota.

"Essa moratória é a coisa certa a ser feita para manter as pessoas em suas casas e fora de contextos congregados, onde a Covid-19 se espalha", disse.

O novo decreto do CDC irá proteger milhões de locatários de despejos, mas será mais limitada que a moratória nacional que expirou na meia-noite do último sábado.

No domingo, o CDC rejeitou o pedido do presidente Joe Biden por uma nova moratória pandêmica, citando uma falta de autoridade legal que venha de uma decisão recente da Suprema Corte.

Biden havia pedido uma extensão para que mais de 40 bilhões de dólares em verbas aprovadas pelo Congresso e ainda não utilizadas fossem distribuídos para inquilinos e locadores, para manter as pessoas em suas casas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade